domingo, 2 de fevereiro de 2014

Enxaqueca x alimentação saudável

Nos levantamentos dos hábitos alimentares dos pacientes com enxaqueca, 90% praticam hábitos alimentares que priorizam a tiramina, substância comprovadamente envolvida nas crises de dor de cabeça. Os alimentos mais comumente usados que possuem alto teor de tiramina são: queijos, conservas, embutidos (salsichas, salame, mortadelas, etc), defumados, chocolate e amendoim.
Além disso, há o consumo de massas refinadas (pão, biscoitos, macarrão, pizza e arroz branco) que literalmente se “colam” nos intestinos, formando depósitos que dificultam ou bloqueiam temporariamente o trânsito intestinal. Esse fato, comumente chamado de prisão de ventre ou obstipação intestinal, é determinante para o diagnóstico de outros aspectos abordados.
É importante frisar que todo o ser humano nasce com o reflexo gastrológico e o mesmo determina que cada indivíduo ao terminar de comer, encher o estômago, deve sentir vontade de esvaziar o intestino (cólon). Isso proporciona mais espaço para a movimentação do estômago para digerir e condições para que os movimentos do intestino delgado, chamados de peristaltismo, abram espaço para o volume de alimento ingerido a ser enviado pelo estômago ao fim da digestão. As crianças pequenas apresentam esse reflexo, e cada refeição corresponde a uma evacuação. Entretanto, quando começam a ir a escola, entram em cenas os lanches de massas refinadas, como prejuízo da saúde, é claro.
Às vezes, um paciente nega que sofre de prisão de ventre, imaginando que esse é o caso de quem fica uma semana sem ir ao banheiro. Isso também é verdade, mas geralmente faço a seguinte conta: digamos que você vai ao banheiro “quase” todos os dias: 20 dias/ mês e que faz normalmente cinco refeições ao dia (incluindo os lanches), num total de 150 ingestas/ mês. Ora, 150 refeições ao mês menos 20 eliminações resultam na retenção de 130 coleções de resíduos alimentares a cada mês!
Imagine quanto isso representa por ano e multiplique pelos anos de vida. Surpreendente que o abdome não tenha explodido! O corpo se adapta, mas a um custo altíssimo: dores de cabeça insuportáveis. Com náuseas, tonturas e que só passam ou melhoram após os vômitos. Fez sentido agora?
Unicamente uma alimentação predominantemente de fibras, cruas de preferência, poderá desobstruir essas formações ao longo do tempo. Quem quiser obter alívio mais rápido poderá recorrer a Hidrocolonterapia. Trata- se de uma limpeza completa do cólon (intestino grosso), através de um banho suave com água morna, previamente filtrada e purificada. Trata-se de um procedimento terapêutico realizado através de um equipamento específico que envia água sem drogas ou produtos químicos, desde o reto até o apêndice.

Dicas para evitar a enxaqueca:

1- Repouso- durma o suficiente para restaurar o corpo do cansaço diário.
2- Movimento- Faça exercícios físicos pelo menos três vezes por semana
3- Alimentação- ingira alimentos saudáveis.

*Fonte: Revista Vida e Saúde

SAMICO THOMAZ- Colonterapeuta

(81) 9818-3665/ 9144-4461/ 8774-1118

ATENDIMENTO DE SEGUNDA A SEXTA- FEIRA:
>>CLIMED- Rua Pastor Xavier de Brito- Bairro São José/ Carpina- PE
>>ESPAÇO FISIO E SAÚDE- Av. Conselheiro João Alfredo/ Carpina- PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário